sábado, 4 de junho de 2016

Desconstruindo #18 – Conan, a Era Hiboriana
e o legado de Robert E. Howard


Saiba, ó príncipe, que entre os anos que os mares tragaram a Atlântida e o surgimento dos filhos de Aryas, houve uma era inimaginável, quando reinos esplendorosos se espalharam pelo mundo como mantos azuis sob as estrelas: Nemédia; Ophir; Britúnia; Hiperbórea; Zamora, com suas mulheres de cabelos negros e torres assombradas por aranhas gigantes; Koth, que fazia fronteira com as terras pastoris de Shem; Stygia, com suas tumbas guardadas por fantasmas e sombras; Hirkânia, cujos cavaleiros vestiam aço, seda e ouro. Contudo, o mais orgulhoso desses impérios foi a Aquilônia, reinando suprema sobre o oeste infinito. Para lá se dirigiu Conan, o cimério, de cabelos pretos, olhos ferozes e espada em riste – um ladrão, um saqueador, um matador, com gigantescas crises de melancolia e não menores fases de alegria – para esmagar esses preciosos tronos com os seus próprios pés descalçados.


                                                     – Crônicas da Nemédia, Robert E. Howard

Saudações, bárbaros e bárbaras, príncipes e princesas. No Desconstruindo de hoje eu e o Thiago Cabello recebemos o Affonso Solano, o Rafael de Pinho e o Andrés Ramos para falarmos sobre o grande autor pulp Robert E. Howard e sua maior criação: a Era Hiboriana.

Além da biografia de Howard, conversamos sobre o mais famoso de seus personagens: Conan, o Cimério, e debatemos sobre alguns de seus trabalhos clássicos, como "A Torre do Elefante", "Pregos Vermelhos" e "A Rainha da Costa Negra".

Regressem conosco até 12 mil anos antes de Cristo, a esse tempo majestoso e cruel, a uma época há muito esquecida, quando o mundo era regido pelo ouro, pelo aço e pela feitiçaria.

» Baixe aqui o programa (clique com o botão direito e aperte "Salvar Link Como")
» Baixe em formato ZIP (clique com o botão direito e aperte "Salvar Link Como")

LINKS COMENTADOS NO PROGRAMA

» ToyParts (loja virual)
» ToyParts (Instagram)
» Caixa de Histórias podcast

OUTROS LINKS

» Assine os nossos feeds (iTunes, Podnova, Netvibes, etc.)
» Escute os programas anteriores

REPERCUSSÃO: GOSTOU DO PROGRAMA? ESCUTE TAMBÉM A SUÍTE
  

Nenhum comentário: