domingo, 6 de janeiro de 2013

Confira uma lista de filmes para você já ir entrando no clima de “Anjos da Morte”

Ontem, conversando com algumas pessoas pelo Twitter, eis que a leitora Laura Hofmann (@laurahofmann) sugeriu que eu montasse um post indicando alguns filmes utilizados com parte do processo de pesquisa de “Filhos do Éden - Anjos da Morte, o meu próximo livro, a ser lançado entre o fins de março e o começo de abril (saiba mais).

Achei a ideia divertida, até porquê, como já declarei algumas vezes, esta nova aventura se passará ao longo do século XX, e naturalmente eu usei MUITOS filmes como referência visual. Segue abaixo, então, uma listinha com esses longa metragens que tanto me ajudaram. Espero que vocês curtam também ;-)

REFERÊNCIAS INDIRETAS

É fato. Sempre acontece de aparecer certos filmes que nos inspiram, embora não estejam diretamente ligados à temática (ou à época) da obra que estamos criando. Este é o óbvio caso de “O Poderoso Chefão”. O lento e gradual processo de corrupção de Michael Corleone me ajudou a construir a curva de degradação de Denyel, e me fez entender que o declino moral de uma pessoa não é algo que acontece do dia para a noite - ele se apresenta aos poucos, se anuncia em pequenos sintomas.

Para obter um retrato mais amplo do século XX, eu recomendo que vocês vejam (ou revejam) dois filmes divertidíssimos: “O Curioso Caso de Benjamin Button” e “Forrest Gump”. O primeiro é mais melancólico e o segundo, mais engraçado. O interessante é que os dois se completam. A história de “Benjamin Button” começa nos anos 20 e vai até os anos 70. “Forrest” tem início nos anos 50 e segue até a década de 90.


Outra referência indireta é a chamada trilogia do dólar (“Por Um Punhado de Dólares”, “Por Uns Dólares a Mais” e “O Bom, o Mal e o Feio”). No livro, Denyel é fã de Clint Eastwood, e esses contos de faroeste o ajudam a moldar sua personalidade na terra. Pode ser uma boa dica para entender mais a mente e os trejeitos do personagem principal, suas atitudes e decisões.

REFERÊNCIAS DIRETAS

Parte I: GUERRA TOTAL (1944-1945)

“Anjos da Morte” é dividido em três partes. A primeira, intitulada “Guerra Total”, se passa na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial. Os filmes são muitos. Vamos a alguns:



O Resgate do Soldado Ryan”: básico dos básicos. Não viu ainda?

Band of Brothers”: a série da HBO. Simplesmente o melhor documento visual que já foi produzido sobre a WWII.

A Queda: As Últimas Horas de Hitler”: Filmaço. Uma visão clara e sóbria sobre a queda do III Reich. Produção alemã.

Patton: Rebelde ou Herói?”: faturou sete Oscars em 1970, incluindo o de melhor filme. Por ser antigo, tem o ritmo lento, mas é muito bom. Alguns o consideram como o último verdadeiro épico de Hollywood.

O Mais Longo dos Dias”: mesma coisa que “Patton”. Excelente, mas é preciso assistir com bastante paciência, com a mente dos anos 60.



Cruz de Ferro”: obra-prima do mestre Sam Peckinpah. Uma das poucas películas faladas em inglês que mostra o lado alemão do front.

O Desafio das Águias”: na boa, eu ADORO essa budega. Gravado em 1968, mas passa FÁCIL na regra dos 15 anos. É na realidade uma história de espionagem que tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial. Imperdível.

Parte II: ANOS DOURADOS (1956-1968)

A segunda parte de “Anjos da Morte” transcorre quase toda nos anos 60, mais especialmente durante a Guerra do Vietnã, mas começa com um pequeno trecho ambientado em 1956. Os filmes que abordam essa época são os seguintes.



Cine Majestic”: isso mesmo, aquele meio cômico com Jim Carrey. Capta completamente o clima da caça às bruxas que se instaurou nos Estados Unidos da década de 50, o chamado “Macarthismo”. Uma obra belíssima e emocionante.

Nascido para Matar”: nada, absolutamente NADA define melhor o Vietnã (e a própria natureza das guerras em geral) quanto esta película dirigida pelo gênio Stanley Kubrick.

Apocalipse Now”: outro clássico do Vietnã. Must see.

Platoon”: recheado de pancadaria e questões políticas. Vale muito a pena.

Nascido em 4 de Julho”: o bacana deste filme é que ele aborda também os anos 50 e como era a vida das cidadãos americanos no pós-guerra.

Dr. Fantástico”: Estreado em 1964, essa peça de humor negro nos coloca dentro da atmosfera de paranóia da Guerra Fria.


Fomos Heróis”: Sinceramente falando, não é um grande filme. Mas sob o aspecto histórico é bem interessante. Destaca uma fase da Guerra do Vietnã que poucos conhecem, ou seja, a fase inicial. Os eventos se passam em novembro de 1965.

O Sobrevivente”: com o Christian Bale. Mostra também a fase inicial do conflito na Indochina. O protagonista tem o seu caça abatido e se torna prisioneiro nas selvas do Laos, em 1966.

Parte III: TEMPORADA DE CAÇA (1971-1989)

Neste ponto, por razões que você descobrirá ao longo da leitura, “Anjos da Morte” começa a se tornar basicamente um livro de assassinato e espionagem, bem ao estilo das obras que costumavam dominar o painel da cultura pop nos anos 70. Alguns longas incluem:



Munique”: este é um filme basilar para se entender as ações terroristas e contra-terroristas nos anos 70. Deriva do livro “A Hora da Vingança”, de George Jonas, que é baseado em fatos reais, decorridos após o massacre das olimpíadas de Munique, em 1972.

Sword of Gideon”: foi minissérie de TV nos anos 80 e conta a mesmíssima historia apresentada por Spielberg em “Munique” (e por Jonas em “A Hora da Vingança”). Dá para encontrar o DVD na Amazon americana.

Moscou contra 007”: a locação, Istambul, é também um dos cenários apresentados em “Anjos da Morte”, e serve como uma ótima referência visual.

Os Diamantes São Eternos”: aqui a aventura de James Bond se passa (inicialmente) em Amsterdã, outro cenário usado no livro.

O Espião Que Me Amava”: de 1977. Para mim é o melhor filme do agente britânico. Você entenderá o motivo quando ler.


Nikita”: mais um excelente filme de espionagem europeu. A personagem, cheia de conflitos internos, é bem diferente dos super-espiões de Hollywood.

O Dia do Chacal”: procure pela produção franco-britânica de 1973. NEM PASSE perto da versão dos anos 90, com o Bruce Willis, que é escabrosa.

UFA. Por ora, acho que é isso. Espero que vocês apreciem esta singela seleção e se divirtam com ela. São todos ótimos filmes, super recomendados.

Continuarei a avisar aqui pelo blog, pelo meu Twitter e pelo Facebook sobre as novidades acerca de “Anjos da Morte”. Caso você tenha interesse, faça o cadastro do seu email aqui, que eu te escrevo assim que a obra sair.

Aproveito para desejar a todos um feliz 2013, cheio de paz, saúde e realizações =)

10 comentários:

Fernanda Nakamura disse...

Filmes para o próximo mês....

Ane Reis disse...

Oi Eduardo!

Estou passando para agradecer mais uma vez a sua visita lá no My dear library.

Fiquei muito feliz em ver que você é um autor que sabe receber criticas. Meu maior medo quando faço resenhas de livros nacionais é esse.

Alguns filmes que você citou eu já assisti, até por que gosto bastante de livros e filmes que tenha a segunda guerra como plano de fundo.

Sucesso sempre para você!

bjus;***

anereis.
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Anônimo disse...

m2f dating http://loveepicentre.com/taketour.php dating an ex stripper

Felipe Parra disse...

Grande Eduardo Spohr !!!
Ansioso pra ler este novo material !!!
Muito sucesso a você e que mais obras fantásticas saiam da sua mente, pois elas são dignas de estarem em qualquer livraria do mundo!!
E também deixo meus parabéns pelos casts...uma ótima opção pra quem procura mais por cultura de conteúdo na web !

Felipe Parra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

lepore ebook http://audiobookscollection.co.uk/fr/Giant-Axonal-Neuropathy-A-Bibliography-and-Dictionary-for-Physicians-Patients-and-Genome-Researchers/p226490/ 4th grade ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/Contemporary-Thought/p221117/]free download of twilight ebook[/url] ebook solving made almost easy

Ispinhooo disse...

Me parece um excelente trabalho de pesquisa! Fiquei ainda mais ansioso com o próximo livro! Tem alguns filmes que já vi [ou tentei ver] e outros que só havia ouvido falar. Estou incluindo na lista =)

Anônimo disse...

windows software for poem http://buyoem.co.uk/product-35262/Joboshare-DivX-to-DVD-Converter-2-5-MacOSX website builder free software downloads [url=http://buyoem.co.uk/it/category-100-104/Software-di-plug-in?page=16]who makes emachineshop cad software[/url] packard bell software
[url=http://buyoem.co.uk/de/category-9/Antivirus-and-Sicherheit]Antivirus & Sicherheit - Cheap Legal OEM Software, Software Sale, Download OEM[/url] td ameritrade software
[url=http://buyoem.co.uk/fr/product-21022/Tidy-Up-1-4-Mac][img]http://buyoem.co.uk/image/3.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

slideshow software freeware audio http://buyoem.co.uk/fr/product-25417/Adobe-Soundbooth-CS4-Mac bios utility software [url=http://buyoem.co.uk/fr/category-100-114/Autres?page=4]acg freeware software anti-virus[/url] survey software tools
[url=http://buyoem.co.uk/fr/product-23743/Adobe-Contribute-CS4-Mac]Adobe Contribute CS4 [Mac] - Cheap Legal OEM Software, Software Sale, Download OEM[/url] accounting new software york
[url=http://buyoem.co.uk/product-34002/Taggtool-3-2-Server-Edition][img]http://buyoem.co.uk/image/3.gif[/img][/url]

Esc disse...

Já vi a maioria dos filmes. Outros tantos tenho na minha coleção.

Pena que o livro tenho que esperar até o dia dos namorados para poder ler...