terça-feira, 29 de outubro de 2013

Desconstruindo #5 - Dragões, elfos, cavaleiros e magos de Dragonlance



Pois é, meus amigos. Depois de um longo e tenebroso inverno, estamos de volta. O Desconstruindo está de volta. Será que desta vez é para ficar? Vamos torcer para que sim :-)

Nos aproveitando do fato de que temos (ainda) poucos ouvintes, resolvemos ficar bem à vontade e fazer um podcast sobre um assunto bastante específico: a série literária Dragonlance. Se você conhece esta maravilhosa saga de fantasia, vai se divertir com nossas histórias e experiências. Se não conhece, acho que vale a pena dar uma escutada, pois essa dupla de autores (Margaret Weis & Tracy Hickman) não deixa de ser uma grande inspiração.

Para bater esse papo, eu e o Thiago Cabello chamamos o escritor Leonel Caldela, o podcaster JP Miguel (direto de Orlando) e o ilustrador Andrés Ramos. A edição é do talentoso Raphael Modena, responsável também pelo podcast Ghost Writer. Embarque conosco nessa incrível aventura.

» Baixe o episódio aqui (clique com o botão direito e aperte "Salvar Link Como").

ESCUTE OS PROGRAMAS ANTERIORES

» DS #4: Alien vs. Predador 1 e 2 e Prometheus
» DS #3: Aliens, o Resgate, Alien³ e Resurrection
» DS #2: Alien, o 8º Passageiro, o clássico do terror
» DS #1: Filhos do Éden - Herdeiros de Atlântida

Se quiser participar com críticas, elogios ou opiniões, fique à vontade para postá-los nos comentários abaixo.

48 comentários:

Gigalocomics disse...

Sempre quis conhecer esse universo, mas me limitava a admirar as ilustrações de livros e jogos. Baixando aqui o episódio, em breve postaria minhad impressoes e dúvidas :-)

Unknown disse...

Ótimo podcast.

Francesca Abreu disse...

Nunca ouvi falar, mas vamos ouvir.

Ricardo Herdy disse...

Baixado e ouvindo!

Unknown disse...

Muito bom!! Não parem de fazer o Desconstruindo galera! :D

Cristian Abreu de Quevedo disse...

Parabéns pela matéria Eduardo! Jogo RPG há mais de 17 anos. Já te sigo no Face e como já lhe disse: teus livros são de fato PERFEITOS!
Tenho um blog que é sobre a escritora que estudo há anos: Hannah Arendt (http://compreender-arendt.blogspot.com/) que versa sobre Filosofia. Abraços!

Gigalocomics disse...

Finalmente terminei de ouvir o cast, e tanto a qualidade de edição quanto conteúdo abordado estão ótimos!

Fiquei meio frustrado em saber q não tem material decente para se ler em português, mas arriscarei algum título pois meu inglês macarronico provavelmente não me deixará consumir a obra da forma q merece.

Achei todo o universo muito rico e tb a descrição q fizeram de alguns personagens, dariam filmes de fantasia muito melhores q a "trilogia" Hobbit #polemica

Um abraço, e não demorem tanto pra lançar outra edição ;-)

Will disse...

Muito bom fi, show total!!!

Will disse...

Show de bola

Will disse...

Muito bom fi, show total!!!

Bit disse...

Belíssimo tema.

Estava lembrando cá com meus botões do Episódio do Papo na Estante sobre a Jornada do Herói, que me fez voltar a escrever.

Valeu!

Bit disse...

Baixando.

Ler o post me fez lembrar do episódio do Papo na Estante sobre a Jornada do Herói, episódio que ouvi várias vezes e me fez voltar a escrever. Valeu

Abarai Renji disse...

Nunca ouvi falar, mas fiquei interessado. Vou ouvir e gostando do post farei questao de comprar os livros ;)

Thiago Miro disse...

Eduardo, para cadastrar um podcast no iTunes é bem simples. Leia este artigo:
http://telhacast.com/podcasteando/como-registrar-seu-podcast-na-itunes-store/

Unknown disse...

Irado! Vou até procurar pra ler, fiquei muito curioso!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ChingLing disse...

Ótimo cast, espero mais sobre o universo de dragonlance, e dos outros do AD&D.

Jon disse...

Excelente podcast Eduardo, parabéns à você e a equipe! Eu conhecia Dragonlance apenas pelo AD&D e agora fiquei com vontade de ler os livros. Espero que façam logo um próximo Desconstruindo, gostei dos temas que você citou, principalmente de Cavaleiros do Zodíaco, anime que assisti durante toda minha infância e até hoje assisto tudo que sai, inclusive ofereço minha ajuda caso queira explorar o tema, seja com fontes, ajuda na construção da pauta, etc.
No mais, fico por aqui, parabéns novamente pelo podcast, sei que a agenda de vocês é apertada, mas espero que façam mais logo logo.
Abraço!

Jon disse...

Excelente podcast Eduardo, parabéns à você e a equipe! Eu conhecia Dragonlance apenas pelo AD&D e agora fiquei com vontade de ler os livros. Espero que façam logo um próximo Desconstruindo, gostei dos temas que você citou, principalmente de Cavaleiros do Zodíaco, anime que assisti durante toda minha infância e até hoje assisto tudo que sai, inclusive ofereço minha ajuda caso queira explorar o tema, seja com fontes, ajuda na construção da pauta, etc.
No mais, fico por aqui, parabéns novamente pelo podcast, sei que a agenda de vocês é apertada, mas espero que façam mais logo logo.
Abraço!

Unknown disse...

Sempre tive curiosidade, finalmente vou conhecer esse mundo pela sua voz... valeu Dudu!

Bruno disse...

Pô, ótimo podcast! Me interessei muito pelos livros (aliás estou indo agora no mercado livre procurar). Parabéns ai pelo trabalho e (eu sei que é difícil) mas continuem esse podcast!!!

Kai disse...

ah, legal. não vou ouvir pq não conheço a série, entao acho q vou boiar um pouco, mas jah ouvi vários outros e gostei. seria legal se vcs fizessem um sobre filmes de super-heróis, genericamente falando, jah q agora está na moda

Kai disse...

legal. seria bacana tb se vcs fizessem um sobre filmes de super-heróis, genericamente falando

Eduardo Felipe disse...

Bem legal Eduardo!
Eu li as crônicas, lançados pela Devir, realmente é muito ruim... Mas era o que eu tinha pra ler!

Recentemente lançaram o Time of the Twins em portugês, pela Devir. Estou pensando em arriscar pra ver se eles melhoraram a tradução...

Aislan Skywalker disse...

Valeu, Eduardo, sou fã de Dragonlance e já li vários livros deste universo(Cronicas, Lendas, Guerra das Almas, Soulforged) e fiquei muito contente com esta oportunidade de ver a opinião de vocês sobre este fantástico universo. Obrigado!

Guilherme Pires disse...

Baixando agora, faz muito tempo que li essa série e lembro como me encantei pelos livros. Uma pena que nunca consegui jogar uma campanha no cenário de Dragonlance!

Guilherme Pires disse...

Baixando agora, faz muito tempo que li essa série e lembro como me encantei pelos livros. Uma pena que nunca consegui jogar uma campanha no cenário de Dragonlance!

Bernardo disse...

Ótimo episódio, transmitiu bastante o carinho com a série que vocês possuem. Li a trilogia original lançada pela Devir e realmente a tradução do primeiro livro é pavorosa, em alguns momentos você percebe claramente como serie a frase em inglês. Nos seguintes melhora um pouco e a coisa fica compreensível, porém não se compara com o texto original (li a trilogia dos gêmeos e o Second Generation; a Saraiva vende vários da série em inglês no formato pocket book). Uma pena, desanimei de comprar alguns romances da série Forgotten Realms lançados pela editora posteriormente por este motivo. Infelizmente nunca fui fã de RPG de mesa mas sempre gostei de ler sobre o assunto, cenários, ambientações e romances derivados. Até o próximo episódio!

Kairo Abade disse...

Ótimo tema! Dragon lance é um cenário incrível, e com uma representatividade no nosso atual cenário de literatura fantástica muito grande! Como o JP falou(se não me engano) muito do que temos como padrão de mundos medievais fantásticos vem de Dragonlance!

Uma coisa, achei que, apesar de muito boa a ideia de "papo descontraído", algumas vezes as informações ficaram um pouco confusas. Eu que já conheço o cenário, entendi direitinho o que vocês estavam passando, mas para quem não conhece, acho que as coisas podem ter ficado um pouco soltas...

Vocês tem planos para falarem de outros cenários clássicos de D&D? Ravenloft e DARKSUN seriam uma ótima!!! Ah, e se rolar um sobre os atuais, falem dobre Reinos de Ferro! O Leonel é o tradutor!

Meus parabéns, e que o próximo cast não saia apenas na próxima era!

Anônimo disse...

Parabéns Dudu, o podcast tá ficando melhor e ganhando mais ritmo. Sempre quis saber mais sobre o universo de Dragonlance e esse podcast foi ótimo até como introdução pra alguém leigo no universo.

Marla Costa disse...

Dudu, ainda não ouvi o podcast, mas já estou baixando.

Uma dica que eu dou é que você poderia utilizar o SoundCloud para hospedar os episódios. Assim, a gente pode assinar o canal e dá até pra ouvir no celular, é só baixar o app.

Um abraço!

Unknown disse...

Cara que podcast excelente! gostei muito, continuem assim vou escutar todos

MadClown disse...

Um ótimo podcast, sem dúvidas! Identifiquei-me bastante com as experiencias de vocês, é uma nostalgia muito boa.
Aproveitando o alerta sobre não ler a tradução da Devir, venho dizer que a editora portuguesa Saída de Emergência trouxe as Crônicas novamente em três livros. Ainda não li essa nova tradução, mas estou interessado, está muito difícil encontrar os livros pela Bertrand Editora.

Unknown disse...

Olá galera, essa é para os fãs de fantasia medieval:

www.aquedademanaleen.blogspot.com.br
Espero que gostem do meu trabalho!

Unknown disse...

Olá galera, essa é para os fãs de fantasia medieval:

www.aquedademanaleen.blogspot.com.br
Espero que gostem do meu trabalho!

Anônimo disse...

parabéns Eduardo, gostei muito do podcast com a presença do grande JP , ainda não li Dragonlance , mas após ouvir o podcast fiquei com vontade. Muito sucesso a todos.

AnSan disse...

Li a versão brasileira e gostei muito da trilogia. Muito mesmo! Se o livro é melhor na língua original deve ser a melhor trilogia de fantasia medieval depois de senhor dos anéis.

Unknown disse...

A questão é: vale ou não vale comprar a edição nacional dos 3 livros?

eduardospohr disse...

NÃO vale!

Unknown disse...

Eduardo, sabe dizer se essa versão do link abaixo é a lusitana?

http://pt.scribd.com/doc/121035035/Dragonlance-I-Dragoes-do-Crepusculo-do-Outono

eduardospohr disse...

não é não, cara. esse link é do brasileiro... :-P

Unknown disse...

Mano,preciso saber urgente..qual a ordem de leitura dos livros?
Demais o podcast ,to precisando sabe por favor!kkkkkk
Me interessei muito mesmo,mas pelo que vi existem vários livros/sagas acho.Fiquei meio perdido sem saber oque procurar..Eduardo ,dá uma luz mano!
Vlw...e sucesso no podcast!
Sugestão de tema: histórias e causos de assombração. (vcs não pediram mas to deixando achando que muitos irão gostar..srrsr)
Abrç.

eduardospohr disse...

Oi, Julio. A ordem é a seguinte.

1) Dragões do Crepúsculo de Outono.

2) Dragões das Noites de Inverno.

3) Dragões do Alvorecer da Primavera.

4) Tempo dos Gêmeos.

* Lembrando que eu Portugal cada livro foi dividido em duas partes ;-)

Felipe Ferraz Lucena disse...

Adorei o episódio, só faltou falar das ilustrações épicas de Dragonlance! Li em português e posso dizer que melhora a partir do segundo, mas o primeiro é realmente sofrível. Vou tentar ler o material que ainda não veio para cá em inglês! Abraço

Gabriel Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Oliveira disse...

Sensacional o episódio, cheio de referências e carga-emocional de quem é realmente fã do cenário/livros !

Acabei de desenterrar minha triologia (infelizmente, em pt-br, mas ja fui atrás dos .mobis em ingles lol) e já to empurrando meus livros (e o podcast!) pro grupo de RPG conhecer =P

Grande abraço e continuem na vibe de bons podcasts sobre RPG/cenários/livros-de-fantasia !

Unknown disse...

Essa é minha ordem de leitura de Dragonlance.

Preludes
- Darkness and Light (April 1989), by Paul B. Thompson and Tonya Carter Cook
- Kendermore (August 1989), by Mary Kirchoff
- Brothers Majere (December 1989), by Kevin Stein
- Riverwind the Plainsman (January 1990), by Paul B. Thompson and Tonya C. Cook
- Flint the King (May 1990), by Mary Kirchoff and Douglas Niles
- Tanis, the Shadow Years (November 1990), by Barbara Siegel and Scott Siegel

Chronicles (Trilogy)
- Dragons of Autumn Twilight (April 1984), Margaret Weis and Tracy Hickman
- Dragons of Winter Night (April 1985), Margaret Weis and Tracy Hickman
- Dragons of Spring Dawning (September 1985), Margaret Weis and Tracy Hickman

Legends (Trilogy)
- Time of the Twins (February 1986), by Margaret Weis and Tracy Hickman
- War of the Twins (May 1986), by Margaret Weis and Tracy Hickman
- Test of the Twins (August 1986), by Margaret Weis and Tracy Hickman

The Second Generation
- The Second Generation (February 1995), Margaret Weis and Tracy Hickman
- Dragons of Summer Flame (November 1995), Margaret Weis and Tracy Hickman

The War of Souls (Trilogy)
- Dragons of a Fallen Sun (April 2000), by Margaret Weis and Tracy Hickman
- Dragons of a Lost Star (April 2001), by Margaret Weis and Tracy Hickman
- Dragons of a Vanished Moon (January 2002), by Margaret Weis and Tracy Hickman

Anônimo disse...

Excelente podcast, fiquei feliz por saber que muita gente foda começou na literatura de fantasia medieval pela trilogia de Dragonlance, que foi o meu primeiro contato com esse tipo de fantasia também.