sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um guia prático para a carreira literária, segundo a opinião de vários autores


Frequentemente, as pessoas me perguntam, seja pelo Twitter, Facebook, Instagram ou email, se eu tenho dicas para escrever e/ou publicar um livro. Bom, em primeiro lugar o que sempre falo é que cada um deve encontrar o seu próprio método, e que eu, pessoalmente, não me considero à altura para dar lições a ninguém.

Contudo, a experiência de outros escritores (sejam eles publicados ou não) pode, sim, nos acrescentar, por isso costumo, sempre que posso, participar de podcasts que abordem o tema, não para dar dicas, exatamente, mas para transmitir a minha experiência.

Decidi, então, publicar este artigo como um guia rápido para expor esse material, a quem interessar possa.

PODCASTS

Grande parte da minha filosofia de trabalho está contida em nove podcasts. São eles:

» Nerdcast 215. Eu e o Yabu falamos sobre técnicas de criação e publicação
» Papo na Estante 21. Destrinchando a famosa Jornada do Herói 
» Cabuloso Cast 31. Bate-papo sobre estruturação da trama, com Eric Novello
» Geek Talk. Método de trabalho e preparação de originais. Clique aqui para baixar
» Iradex 06. Ferramentas motivacionais, críticas e ações pós-publicação.
» PnE 04. Interação com o público e pesquisas históricas para livros.
» NerdCast 379. Postura profissional, pró-atividade e busca por editoras.
» DS 12. Escrita Criativa, com L. E. Matta, Leonel Caldela e Affonso Solano.
» DS 16. Escrita Criativa # 2, com Eric Novello, Ronize Aline, Marcelo Amaral.  

VÍDEOS

DICAS

Direto do meu canal do YouTube, alguns comentários sobre escrita criativa.

» Os três níveis de pesquisa
» Investigação literária: para que serve?
» Roteiro. Fazer ou não fazer
» O poder do conflito em uma história 

ENTREVISTAS

Você também pode conhecer mais sobre o meu processo de criação e a trajetória das minhas obras em uma série de entrevistas, disponíveis no YouTube:

» Programa do Jô - Parte 1 
» Programa do Jô - Parte 2 
» GloboNews Literatura 
» Super Libris (Sesc TV) 
» Trilha de Letras (TV Brasil)
» Rádio Viva Voz de S. Catarina 
» Sem Censura - maio de 2011

TEXTOS

Outro material que pode ajudar é a apostila que uso no meu curso de Estrutura Literária. Ela foi desenvolvida mais como um guia para os meus alunos durante a aula, mas pode ser útil mesmo para os que não fizeram ou não podem (pela distância) fazer o curso, especialmente os arquivos correspondentes aos arquétipos e à jornada. Essa apostila pode ser baixada neste link, em pdf.

LIVROS

O livro que eu mais recomendo – na verdade, que foi essencial para a minha formação – é “A Jornada do Escritor”, do Christopher Vogler. Como trata-se de um livro de consulta, aconselho aos que realmente desejam seguir a carreira literária a comprá-lo em papel, porque ele será muito útil (na minha opinião) em diversos momentos da sua trajetória.

Sendo um grande admirador do Joseph Campbell, indico também as seguintes obras dele: “O Poder do Mito”, “O Herói de Mil Faces” e a série “Máscaras de Deus”, volumes 1, 2, 3 e 4.

Uma outra obra muito boa, focada exclusivamente em diálogos, é "Dialogue", de Gloria Kempton. Só existe a versão em inglês, mas vale a pena. Eu aconselho a comprar na Amazon.uk, que em geral sai mais barato que a sua contraparte americana. 

Outros livros que recomendo:

• "Sobre a Escrita", de Stephen King (Suma das Letras)
• "Story", de Robert McKee (Arte e Letra)
• "Rewrite", de Paul Chitlik (Michael Wiese Productions)
• "The Anatomy of Story", de John Truby (Faber & Faber)
• "Developing Story Ideas", de Michael Rabiger (Focal Press)

LEITURA CRÍTICA

Uma vez encerrada a sua obra, é aconselhável (essencial, eu diria) recorrer a um profissional de leitura crítica, que poderá avaliar o seu trabalho, sugerir mudanças e apontar defeitos.

Recomendo fortemente os serviços da Oficina Literária, capitaneada pelo acadêmico Thiago Cabello. Clique no link acima e peça um orçamento gratuito.

LINKS

Fora o meu material, seria bacana estabelecer o hábito de escutar podcasts literários. O Ghost Writer e o Papo na Estante são opções fabulosas. No Iradex #9, o escritor gaúcho Leonel Cadela é entrevistado por PH Santos e conta a sua experiência na área. Vale muito a pena conferir.

Os seguintes artigos (abaixo) também valem ser lidos. São de autores diferentes, cada qual com sua visão sobre vários aspectos do mercado literário e dicas de publicação, criação, etc:

» Imperdível! Sete dicas de escrita do mestre Ernest Hemingway
» Stephen King dá 22 valiosos conselhos para escritores novatos
» Rotina de 13 escritores e o que fazem para continuar escrevendo
»
Cinco conselhos de como escrever bem com C. S. Lewis 
» Cinco pontos do método de escrita de J. R. R. Tolkien 
» 8 Conselhos literários para NÃO serem seguidos, por Eric Novello

27 comentários:

Angelo Dias disse...

Spohr! Que ótimas dicas! Estou para começar um grupo de NaNoWriMo na faculdade(vc conhece? Se não, google-o, é um projeto muito legal) e estava a procura de material. Obrigado!

Sussu disse...

Vlw pela dica :D

Anônimo disse...

Post bacana, post legal, mas a pergunta que realmente importa é: Onde esta a continuação de Filhos do Eden?

Já reli a Batalha do Apocalipse e Filhos do Eden e estou babando pelo próximo.

Anônimo disse...

Não se a apressa a Arte

eduardospohr disse...

Pessoal, "Anjos da Morte" sairá no começo de 2013. Vou dando os updates por aqui, pelo Twitter e pelo Facebook :)

Unknown disse...

Obrigado Eduardo! Estou com um projeto de escrever uma história/conto/livro e as suas dicas vão me ajudar bastante.

Seba disse...

Muito obrigado pela generosidade constante.

Saudações karatekas!

APS disse...

Muito útil. Valeu, Eduardo! Recomendo também um site que só tem dica "profissa". Este aqui: http://www.massarani.com.br/Roteiro.html

Kai disse...

Q pena =\ jurava q ia sair ainda esse ano. Mas se for em prol da qualidade...

Luiz Gustavo disse...

muito bom este post Eduardo, gosto muito das suas obras, me inspirou muito para escrever meu segundo livro, espero poder lançar o primeiro ano que vem... E espero que goste, a final citei seu livro "A Batalha do Apocalípse".
rss
vlw, abraço.

Marciano disse...

Como nunca tinha lido esse post?!
Essas dicas são muito boas. Quero ser escritor, já estou terminando meu primeiro livro, mas mesmo assim essas dicas ajudaram em vários aspectos. Todos que querem ser escritores deveriam seguir essas dicas.
A Jornada do Herói que me aguarde kkkkkkk
Obrigado =)

Joicy disse...

Há pouco escrevi meu primeiro livro e ainda estou meio "desnorteada" em relação ás mudanças que me aconteceram. Gostei muito do post que aliás abrange até pessoas que não são do meio literário(eu só li esse post graças á indicação de um amigo).
Parabéns pelo blog e obrigada por tudo ^^

Natan disse...

Vlw pelas dicas Eduardo! estou compartilhando os links dos Pod Casts para meus amigos espero que muitas ideias cresçam usando as dicas do pessoal, eu tenho um livro que está atualmente no capítulo 12 *-*.

Ana Lia disse...

Eduardo, excelentes dicas. Sempre quis ser escritora, mas tenho dificuldade para organizar as idéias, que às vezes são tantas que prejudicam na organização da história.
Vou comprar "A Jornada do Escritor"
Obrigada :)

Anônimo disse...

Ótimas dicas! Muito obrigado por dividir sua trajetória conosco.

Marcio Vasconcellos disse...

Que blog genial!! Parabéns pela iniciativa! Abraço!

joseano disse...

obrigadao pelas dicas!!!

Vincent Alucard disse...

Estou fascinado. Nunca pensei que teria maior ajuda como essa. Meu pai me dizia para ler livros sobre estrutura da narrativa e é isso que eu estou fazendo. Pois com certeza isso me ajudará bastante. Mas agora posso ter certeza que conseguirei. Com tempo, esforço, estudo e imaginação publicar um livro se torna uma aventura. Pois como acredito, pelo menos no meu caso, me sinto em uma aventura em cada linha escrita. Meus sinceros agradecimentos a você Eduardo Spohr.

JCésar disse...

O mais difícil para mim é começar e terminar uma narrativa em menos de 500 páginas. já tentei diversas vezes e quando menos percebi já tinha ultrapassado mais de 2000 páginas, nem consigo filtrar as coisas para enviar á uma editora uma mera sinopse.

JCésar disse...

O mais difícil para mim é começar e terminar uma narrativa em menos de 500 páginas. já tentei diversas vezes e quando menos percebi já tinha ultrapassado mais de 2000 páginas, nem consigo filtrar as coisas para enviar á uma editora uma mera sinopse.

@BruCasati disse...

O link para a "estrutura literária" está dando erro 404... ó_ò

Luiz disse...

Nossa! Descobrir que um dos meus escritores prediletos tem um site analisando a estrutura das histórias já foi algo incrível! Agora ver todo esse conteúdo e a apostila do curso é simplesmente fantástico! Parabéns pelo ótimo trabalho, tando os livros de ficção quanto a teoria literária!

Unknown disse...

ola eduardo sou alexandre silva e gostaria que voce visse o inicio do livro que eu estou tentando escrever m

meu email

alendercast@gmail.com

Fábio Jackson disse...

Ótimas dicas. Gosto muito de escrever todas as ideias que passam pela minha cabeça. Sempre tive um problema de ser muito objetivo em minha escrita, e acabo por escrever capítulos, muito curtos e isso me incomoda um pouco.

Abraço Spohr, à espera do próximo Filhos do Éden.

Unknown disse...

Legal vou ler as sugestões!

Beatriz Andrade disse...

Eduardo Spohr muito obrigada pela ajuda, são dicas muito valiosas

Marcos Paula disse...

Acho este canal muito interessante também.

https://www.youtube.com/watch?v=K34nJz9ugmA&list=PLUucopJOZ83bB_EveE8Fe9HmzK7-Tr30J